Programação

Para permitir aos participantes uma discussão profunda dos trabalhos selecionados, a programação do SBDS+ISSD 2013 priorizou a criação de um ambiente para trocas entre os pesquisadores. Duas principais atividades serão desenvolvidas ao longo dos três dias: sessões temáticas, nas quais os trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos em pequeno grupo; e mesas redondas, nas quais as principais questões e as propostas mais relevantes apresentadas nas sessões temáticas serão discutidas com todos os participantes. Visando concentrar as atividades na discussão dos trabalhos apresentados, as palestras serão limitadas a duas, a de abertura e a de encerramento. Esperamos que esse modelo conduza a um maior aprofundamento da discussão e um melhor aproveitamento da oportunidade de juntar tantos pesquisadores em um mesmo momento.

programação

Palestra de abertura

Maria Beatriz Galan, professora da Universidade de Buenos Aires, fará a palestra de abertura abordando a prática do design socialmente responsável.

Sessões Temáticas

Os trabalhos selecionados para o SBDS serão apresentados durante à tarde nos primeiros dois dias de simpósio, dentro das sessões temáticas “Cultura de design para a sustentabilidade”, “Design e cultura para sustentabilidade”, “Design e“ consumo sustentável” e “Sustentabilidade e consumo de design”. Simultaneamente os trabalhos selecionados para o ISSD serão apresentados em uma sessão em inglês.

Mesas redondas

As mesas redondas ocorrerão na manhã seguinte às sessões temáticas, no segundo e no terceiro dias do simpósio. Serão compostas pelos moderadores dessas sessões, que apresentarão uma síntese dos assuntos mais relevantes apresentados e discutidos nas sessões. Logo em seguida, o debate será aberto para todos os participantes do simpósio.

Palestra de encerramento

Rita Assoreira Almendra, professora da Universidade Técnica de Lisboa, irá ministrar a palestra de encerramento abordando ferramentas para a gestão sustentável do design.

Anúncios