O Simpósio

O International Symposium on Sustainable Design (ISSD) e o Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) são realizados  a cada dois anos desde 2007 e, em conjunto, se tornaram um dos mais importantes eventos científicos da América do Sul na área.

A primeira edição ocorreu em 2007 na cidade de Curitiba, a segunda aconteceu em 2009 na cidade de São Paulo, e a terceira emRecife no ano de 2011.

Para esta edição, a ser realizada em Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) entre os dias 12 e 14 de novembro de 2013, adotou-se o tema geral “A insustentável leveza do ter” com o objetivo de centrar nas questões ligadas ao consumo. Essas vão desde o importante papel do design na competitividade, com o desafio de aumentar as vendas das empresas em um ambiente de competição global, ao igualmente relevante papel do design como parte da cultura material das sociedades contemporâneas.

A posse de objetos configurou o desenvolvimento das sociedades por muitos séculos. No futuro ter pode ser um ato suicida. Como conciliar o desejo de posse ou fruição de cada um com o direito de todos à vida? Quatro subtemas são propostos para este evento:

  • Cultura de design para a sustentabilidade – explorando as contribuições teórico-metodológicas do design para o desenvolvimento sustentável
  • Design e cultura para sustentabilidade – abordando os desafios que o desenvolvimento sustentável aporta para o design;
  • Design e consumo sustentável – focando nas propostas de designers para um consumo mais sustentável;
  • Sustentabilidade e consumo de design – propondo uma reflexão com relação ao consumo de objetos de design diante dos desafios da sustentabilidade.

Apoio capes-72012-RGBlow

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s