Anais do SBDS+ISSD 2013

A insustentável leveza do ter é o título desta edição, que teve como foco as questões ligadas ao consumo, desde o importante papel do design para a competitividade das organizações nos desafios da globalização dos mercados até o igualmente relevante papel do design para a produção e a crítica da cultura material nas sociedades contemporâneas. Nesse sentido, a presente edição prestou uma atenção especial à contribuição do design para a sustentabilidade econômico-social das organizações – empresas, ONG’s e instituições, sem claramente desconsiderar a dimensão ambiental, pilar fundamental do tripé da sustentabilidade. Dessa forma, foi possível valorizar o grande trabalho de pesquisadores  que procuram situar o design como uma alavanca para a inovação na sociedade.

Destacamos que o Simpósio foi pensado com a intenção fomentar o diálogo sobre o design sustentável entre seus participantes. Para tanto, os trabalhos apresentados foram distribuídos em sessões temáticas que transcorreram à tarde. Na manhã do dia seguinte, foram realizadas sessões plenárias para o compartilhamento e debate das ideias explanadas. Como resultado, identificaram-se novas perspectivas e oportunidades de investigação no campo do Design Sustentável, além da criação de novos vínculos entre os participantes. Os trabalhos aqui publicados (A insustentável leveza do ter _Anais do SBDS+ISSD 2013), todos apresentados durante o evento, compõem um mosaico extenso e valioso do conteúdo debatido e das discussões procedentes.

Para encerrar, gostaríamos de fazer um agradecimento especialmente a Maria Beatriz Galan (Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires -FADU-UBA) e a Rita Almendra (Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa – FA-UTL) que nos brindaram com uma palestra de abertura e outra de encerramento respectivamente. A energia e entusiasmo emanado por elas engrandeceram o evento. Gostaríamos também de agradecer a todos os participantes do Simpósio, cujo engajamento foi fundamental para o sucesso alcançado. Por fim, cabe um agradecimento a CAPES pelo apoio fornecido ao evento para sua realização.

Júlio Carlos de Souza van der Linden
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

André Luis Marques da Silveira
Universitário Ritter dos Reis

Carlo Franzato
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Anúncios